PretO nO rOs@

pesquisar

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

posts recentes

Ser Criança

Dia Mundial da Criança

Ensino público vs Ensino ...

Educação sexual nas escol...

Autismo

Programa Erasmus

Apresentação

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds

Sexta-feira, 11 de Abril de 2008

Programa Erasmus

 
O programa Erasmus foi criado no âmbito do Programa de Acção de Educação da Comunidade Europeia, em Fevereiro de 1976, um programa inter-universitário que envolve a atribuição de bolsas de estudo. 
Assim sendo, em 1987 foi oficialmente introduzido com o alvo da aumentar a mobilidade de estudantes dentro da Comunidade Europeia, primeiramente em países europeus da área económica, e agora também os países candidatos como Bulgária, Roménia e Turquia.
            Erasmus foi criado com a finalidade de reforçar a dimensão europeia na educação, melhorando qualitativamente e quantitativamente o conhecimento das línguas da U.E, especialmente das menos utilizadas e ensinadas. O programa Erasmus também foi criado com para que haja uma cooperação entre vários países no que diz respeito à educação, incentivando e inovando no que diz respeito às práticas pedagógicas e materiais didácticos, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os domínios da educação.
A internacionalização foi rápida e ouve um forte acompanhamento tanto pela parte dos responsáveis pela educação, como pelos responsáveis pelas instituições.
A Acção Erasmus destina-se a aumentar a qualidade e a reforçar a dimensão europeia no ensino superior, incentivando a cooperação transnacional entre universidades, nomeadamente através da promoção da mobilidade e intercâmbio de estudantes, tendo em vista a melhoria, a transparência e o reconhecimento académico de estudos e habilitações em toda a Europa.
         Os países participantes no programa Erasmus são os 25 Estados-membro da União Europeia: Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Suécia, Reino Unido, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Malta e Chipre; os países da EFTA/EEE1: a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega e os seguintes países da Europa Central e Oriental, candidatos à adesão: Turquia, Bulgária e Roménia.
adaptado de http://wralth.tripod.com/erasmus/id1.html
 

 

            Agora que sabes mais sobre o programa Erasmus eras capaz de entrar nesta nova era da educação?
 

publicado por pretO nO rOs@ às 11:07
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Daniela a 18 de Abril de 2008 às 11:48
Preto no Rosa... adorei este nome ;)
Parabens Meninas!!! O blog está mto bem conseguido. Bjokas
De Marta C. a 18 de Abril de 2008 às 11:55
olá mininas!!!!
está muito fofinho o blog..lol..
bem quanto ao erasmus, deve ser uma experiência muito interessante, em que além de dar a oportunidade de estudar num outro país, proporciona-nos o conhecimento de culturas diferentes e a aprendizagem de outras línguas europeias.
tive o testemunho de uma prima minha que participou no programa erasmus e adorou!!
bem é tudo..
parabéns pelo site!!!!!!!!
De Petra a 18 de Abril de 2008 às 12:07
Erasmus?? Erasmus ja tou eu a fazer lol ( errr....mais ou menos), gostei do blog e gostei do tema, continuem assim * * *:P
De Tânia Oliveira a 19 de Abril de 2008 às 16:33
Acho que o tema que apresentaram neste post é deveras interessante pois todos os alunos universitários em geral têm uma ideia geral do que é o programa Erasmus mas é sempre bom saber um pouco mais acerca deste assunto.

Continuem com o bom trabalho :)
De samueldabo a 21 de Abril de 2008 às 17:00
Olá caloiras!.
Venho saudar-vos, como jovens, como estudantes, como futuro deste país que nos viu crescer.
O Erasmos é, sem dúvida , um bom programa, pois não se ouve dizer mal!...
Agora, criado o blog, e sendo duas meninas entusiastas, espero as vossas ideias, sentires e olhares, poesia, prosa, inquietações. Sem medos. Somos todos alunos até que a morte nos separe. E que tal falar sobre esse Utópico Erasmo de Roterdão?
Um beijinho de amigo
De marisafeliciano a 21 de Abril de 2008 às 21:10
Sou sincera que me assusta um pouco esta ideia de sair do meu país sozinha para um outro onde nada se conhece, mas para tudo é preciso um pouco de coragem e um pouco de medo e pensando assim sinto-me sem duvida muito curiosa e com vontade de experimentar . Estudar num país diferente em todos os aspecto , representa para mim umas das experiencias mais enriquecedoras que pode existir.
O factor da língua seria o aspecto mais difícil de enfrentar mas sem duvida a mais interessante também. Talvez um dia...
De Alzira Macedo a 28 de Abril de 2008 às 23:30
Amiga nao te assustes com o incognito, é uma passagem de vida muito inrequecidora....
fui emigrante durante 36 anos e ainda bem que o fui, aprendi e hoje sou quem sou, com uma aprendissagem de cultura exemplar.
sempre muito genuina nas minhas raizes, e com conhecimento de culturas diferentes da nossa...
o idioma nao é o mais complicado, porque quando queremos tudo conseguimos...
As saudades dos amigos dos familiares e mesmo do nosso país por muito que pensemos que não vao ser as mais duras de ultrapassar...
Mas virá o dia em que vao regressar felizes por regressar e felizes por ter aprendido muito coisa que hoje ainda é imaginario...
beijos felicidades
De Alzira Macedo a 28 de Abril de 2008 às 23:25
Obrigado pela visita em meu blo, adorei ....
como estudantes que sao, tambem acho que estao no bom caminho de aprenderem e ensinarem a nossa historia. Assim como prepararvos para uma mudança no mundo...
Os jovens tem o futuro em suas maos e fazerem da nossa, da vossa vida um futuro bem melhor...
felicidades e o desejo de uma boa caminhada neste mundo
beijos
De Ana Martins a 29 de Maio de 2008 às 21:07
Olá meninas!
Desde já começo por dizer que o vosso blog está muito bem estruturado e que tem arranjado temas muito interessantes...Continuem assim...
Quanto ao tema Erasmus acho que deve ser uma experiencia muito interessante para quem o faz, e deve deixar recordações únicas na vida delas, não só a nível escolar como também experiencias pessoais e até o conhecer novas culturas!
Nunca tive a oportunidade de o fazer, nem sei se vou ter algum dia mas se algum dia surgir-me a oportunidade quero aproveitar..

Comentar post

links