PretO nO rOs@

pesquisar

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

posts recentes

Ser Criança

Dia Mundial da Criança

Ensino público vs Ensino ...

Educação sexual nas escol...

Autismo

Programa Erasmus

Apresentação

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Sexta-feira, 11 de Abril de 2008

Programa Erasmus

 
O programa Erasmus foi criado no âmbito do Programa de Acção de Educação da Comunidade Europeia, em Fevereiro de 1976, um programa inter-universitário que envolve a atribuição de bolsas de estudo. 
Assim sendo, em 1987 foi oficialmente introduzido com o alvo da aumentar a mobilidade de estudantes dentro da Comunidade Europeia, primeiramente em países europeus da área económica, e agora também os países candidatos como Bulgária, Roménia e Turquia.
            Erasmus foi criado com a finalidade de reforçar a dimensão europeia na educação, melhorando qualitativamente e quantitativamente o conhecimento das línguas da U.E, especialmente das menos utilizadas e ensinadas. O programa Erasmus também foi criado com para que haja uma cooperação entre vários países no que diz respeito à educação, incentivando e inovando no que diz respeito às práticas pedagógicas e materiais didácticos, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os domínios da educação.
A internacionalização foi rápida e ouve um forte acompanhamento tanto pela parte dos responsáveis pela educação, como pelos responsáveis pelas instituições.
A Acção Erasmus destina-se a aumentar a qualidade e a reforçar a dimensão europeia no ensino superior, incentivando a cooperação transnacional entre universidades, nomeadamente através da promoção da mobilidade e intercâmbio de estudantes, tendo em vista a melhoria, a transparência e o reconhecimento académico de estudos e habilitações em toda a Europa.
         Os países participantes no programa Erasmus são os 25 Estados-membro da União Europeia: Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Suécia, Reino Unido, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Malta e Chipre; os países da EFTA/EEE1: a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega e os seguintes países da Europa Central e Oriental, candidatos à adesão: Turquia, Bulgária e Roménia.
adaptado de http://wralth.tripod.com/erasmus/id1.html
 

 

            Agora que sabes mais sobre o programa Erasmus eras capaz de entrar nesta nova era da educação?
 

publicado por pretO nO rOs@ às 11:07
link do post | favorito
De marisafeliciano a 21 de Abril de 2008 às 21:10
Sou sincera que me assusta um pouco esta ideia de sair do meu país sozinha para um outro onde nada se conhece, mas para tudo é preciso um pouco de coragem e um pouco de medo e pensando assim sinto-me sem duvida muito curiosa e com vontade de experimentar . Estudar num país diferente em todos os aspecto , representa para mim umas das experiencias mais enriquecedoras que pode existir.
O factor da língua seria o aspecto mais difícil de enfrentar mas sem duvida a mais interessante também. Talvez um dia...
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


links